A AICP – Associação de Industriais do Concelho de Pombal, criada em 25 de Outubro de 1983, é uma instituição sem fins lucrativos e com âmbito de atuação regional. Abrange os industriais do Concelho de Pombal, das diversas atividades relacionadas com o setor industrial, que adiram voluntariamente à Associação.

A prestação de um apoio efetivo e de qualidade aos seus associados, levou a AICP à criação de instalações adequadas, o que se veio a concretizar com a construção do Centro de Apoio à Indústria, localizado no Parque Industrial Manuel da Mota.

Mais recentemente, a AICP criou, com apoio do IEFP, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que  visa apoiar a população desempregada, jovens ou adultos, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Foi também fundado o Centro Novas Oportunidades da AICP (CNO-AICP) com o objetivo de proporcionar a todos os cidadãos maiores de 18 anos a possibilidade de elevar o nível de qualificação escolar, de nível básico, secundário e profissional, respeitando e valorizando o seu perfil individual numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e de empregabilidade ativa.

O CNO viria, posteriormente, a ser extinto, sendo criado o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da AICP, que visa contribuir para o aumento da qualificação da população através de ações de informação, orientação e encaminhamento. Além do âmbito de ação do CNO, o CQEP atua também em população com menos de 18 anos.

Em 2015, a AICP assume uma aposta forte na área do empreendedorismo, com um conjunto de iniciativas, entre as quais se destaca a criação do concurso de ideias e da incubadora de empresas.