A AICP, enquanto associação empresarial, assume um importante papel de intervenção na comunidade, desenvolvendo diversos projetos e estabelecendo várias parcerias com entidades locais.

 

Gabinete de Inserção Profissional (GIP)

O GIP resulta de uma parceria estabelecida entre a AICP e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Com este gabinete, a AICP pretende promover a empregabilidade da população. Além de servir como interface entre as necessidades do mercado de trabalho e as pessoas que procuram emprego, este serviço auxilia também os desempregados na sua capacitação para uma procura de emprego mais proativa e eficaz.

 

Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP)

A AICP, enquanto entidade representante das empresas, reconhece a importância da formação e qualificação profissional e o seu impacto na produtividade. A missão do CQEP passa exatamente pela qualificação da população jovem e adulta, quer através de mecanismos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais, quer através do levantamento da oferta formativa da região, encaminhando os candidatos de acordo com as suas necessidades, perfil profissional e expetativas.

 

Parceria com a CLDS 3G

A AICP é um parceiro ativo da CLDS 3G (Projeto “Rosa dos Ventos”), especialmente nas ações dedicadas ao empreendedorismo.

A parceria materializa-se na realização de sessões de divulgação conjuntas, no apoio aos utentes da CLDS e na realização de eventos dedicados à temática do empreendedorismo.